Contexto e processo de escolha da Ong
Durante o programa do curso de Product Design na Gama Academy XP 39, foi proposto um desafio em grupo onde formamos uma equipe com 4 desenvolvedores e 4 designers de produto visando auxiliar uma ONG sem ou com pouca presença digital, e assim com as nossas habilidades, propor soluções para alguma necessidade específica levantada pela ONG.
Em nossa primeira reunião em grupo pudemos nos conhecer melhor, sabermos um pouco da história e experiencia de cada um memo que bem rapidamente, descobrir também que mesmo com pessoas em localidades diversas do país é possível se organizar e trocar ideais para movimentar algo. Em meio a conversa começamos então a planejar e esboçar as primeiras sugestões sobre o que poderíamos criar.Depois de algumas sugestões coletivas sobre algumas Ongs decidimos escolher a ONG QualiVida, onde Nicholas já havia mencionado e que conhecia a Ong e comentou que sua mãe tinha familiaridade com a responsável. Por conta deste detalhe escolhemos unanimemente pela facilidade do contato direto com a fundadora e também por sua história após pesquisarmos sobre o projeto. Sendo assim, planejamos nosso primeiro contato com a criadora e responsável pela Ong, Georgette Vidor. Ao decorrer desta página seguiremos como foram nossos primeiros passos e nossa primeira conversa.
Nossa equipe:
✨ Designers: Camila Lima, Higor Miranda, Jorge Herrero (lead team), Nicholas Reinold.
💫 Desenvolvedores: Alecio dos Santos, Ícaro Dias, Guilherme Bublitz e Marcionilio Eliel
📃Roteiro para entrevista com a Georgette
Em reunião discutimos um pouco sobre como faríamos nossa abordagem inicial com a Ong então após algumas sugestões Ícaro organizou um pequeno roteiro de como poderíamos fazer nossa abordagem com base nas ideias que surgiram em coletivo.
💫 Começamos nos apresentando e contando um pouco sobre o que é o Gama XP; Voluntários digitais, onde o nosso intuito é buscarmos alguma ong, conversarmos com ela e ver as suas possiveis necessidades com o mundo digital, para então estudar e propor uma solução.
💫 Ressaltar que não haverá custos mas sim de forma voluntária, se preciso angariamos nós mesmos e também que nosso projeto é para fins educacionais e sem fins lucrativos;
💫 Solicitamos que os convidados falem um pouco sobre o projeto, o que o motivou, as conquistas e os planos pro futuro;
💫 Baseado na história contada pelos convidados, perguntamos quais são as maiores necessidades deles em relação à visibilidade digital (redes sociais, página institucional, anúncios, etc).
Sugestões do que podemos oferecer:
✨ Página Institucional;
✨ Ideias de alavancagem de visibilidade em redes sociais;
✨ Planilha de controle financeiro;
✨ Reestruturação da identidade visual, incluido prévias de posts em instagram, remodelagem de logo e etc.
🤸♂️ ONG escolhida: QualiVida🤸♀️
Localizada em Petrópolis/RJ, a Ong Qualivida fundada em 19 de Dezembro de 2002 pela professora de Educação Física Georgette Vidor Mello e seus amigos que acreditavam na inclusão social a partir do esporte realizam o Projeto “Esporte para Todos”, de cunho sócio esportivo, com apoio do município e também da parceria com a Firjan SESI Petrópolis.
O projeto oferece o acesso gratuito à prática do esporte, atendendo crianças e adolescentes da rede pública de ensino, na faixa etária entre 4 a 17 anos de idade.
A proposta da ong almeja revelar talentos e permitir a todos alunos acesso à cidadania, tornando possível a melhoria da qualidade dos espaços da vida cotidiana, que influenciam positivamente na autoestima do cidadão. A Qualivida estimula aos alunos adolescentes que se destacam a seguirem a carreira de Professor de Educação Física. Dando a oportunidade deste jovem desenvolver seus estudos no campo da ginástica artística e assim garantir a sobrevivência do esporte em seus municípios, além de gerar dignidade e oportunidade de uma vida melhor, com maior perspectiva de futuro.
Até 2019 a Ong contava com mais de 3 mil crianças e jovens, mas com a vinda da pandemia este número caiu drasticamente, esteve um período fechado mas atualmente retomou suas atividades presenciais seguindo protocolos contra covid. Hoje conta com 120 crianças e jovens presenciais onde praticam com o uso de mascaras e todo cuidado necessário deste momento. Também foi limitado a possibilidade dos pais assistirem o treino das crianças onde era uma pratica recorrente no dia a dia das aulas.
Também conta com uma equipe de 1 treinador e mais 2 estagiários que foram alunos da ONG e hoje contribuem com o projeto ensinando os mais novos e ajudando a registrar momentos na rede social do instagram.
O espaço também conta com todos as aparelhagens necessárias para a prática da ginástica como colchonetes, traves, trampolins entre diversos outros.
🗣Nossa primeira conversa com Georgette Vidor e a Ong QualiVida
Nosso primeiro momento foi abordar a treinadora Georgette para uma conversa inicial onde nos apresentaremos para explicar o intuito do nosso projeto e também captar algumas ideias iniciais para assim, baseado nas necessidades da Ong, bolarmos alguma solução que possa ajudá-los. Nicholas foi o responsável por fazer o contato com a Georgette onde nos reunimos pelo google meets e conversamos por um bom período sobre a Ong, a história e trajetória da Georgette, seus altos e baixos do projeto, suas necessidades e sobre como atualmente caminha o projeto de mais de 18 anos em curso.
📝Pré-planejamento
Após conversarmos com a Georgette nossa equipe se reuniu mais uma vez para uma pequena chuva de ideias e propostas que poderíamos oferecer para a Ong e assim tratar de algumas dores e necessidades apontada pela Georgette referente a questão da presença digital.
Fizemos uma matriz CSD para compreendermos melhor alguns pontos levantados por ela durante a conversa
Pós o toró de ideias conseguimos organizar algumas possíveis soluções que poderíamos oferecer seguindo as necessidades que identificamos da ong e optamos pelas seguintes soluções à priori:
💡 Preparar um curso de capacitação simples para rede social aos professores que cuidam e administram o perfil do instagram contendo:
Dicas para entender o algoritmo do Instagram e Facebook; Boas práticas de captura de imagem; Como melhorar o conteúdo das postagens; Como funciona o impulsionamento e posts pagos.
❗Aqui a nossa ideia é não darmos uma identidade pronta ou criarmos posts visualmente bonitos para a ong mas sim dar a oportunidade de auxiliar e incentivá-los a utilizar mais a rede social, alimentando com conteúdos que sejam atrativos, que promovam o trabalho da ong, que conte sua história e mostrem pelos olhos de quem está envolvido o significado daquele trabalho, além também para que ganhem mais visibilidade não apenas local mas Brasil a fora sobre o que é a QualiVida. Com pequenas dicas e soluções simples podemos então ensinar como melhor utilizar a rede social para conquistar mais visibilidade e presença digitial.
Criação de uma página institucional contendo
Storytelling tanto da ONG quanto de sua fundadora; Fotos das atividades da ONG; Contatos; Serviços prestados.
❗Sobre a necessidade de ter uma página institucional, verificamos que seria uma proposta interessante apenas para centralizar um pouco da história da ONG, quais a propostas e atividades que ela oferece e meios de contato para localizá-la. Apesar de não ser uma necessidade levantada pela Georgette pois segundo ela, não gostaria de ter trabalho com a manutenção de um site, enxergamos que poderíamos trazer uma solução mais simples como um site em formato Linktree, onde tenha um objetivo mais prático e dinâmico para informar quem o acessa e também para criar um canal mais amplo que possa ser anexado a bio da rede social do instagram. É um solução que não irá gerar uma necessidade tão complexa para manutenção constante da página.
Sugerir melhorias do perfil do Instagram e criação de uma página no Facebook
❗Melhorarias no sentido de otimizar a bio do perfil, onde a pessoa que acessa consiga encontrar informações uteis e rápidas sobre a Ong como um hyperlink para o linktree, uma melhor foto de perfil com o logo mais evidente. Além também de criar uma pagina de facebook com capa, perfil, descrição e informações sobre a ONG, também servindo como canal para posts replicados do instagram e que possam ser compartilhados na rede. A Georgette também mencionou que muitos pais/mães e pessoas da região de petrópolis tem uma preferência pelo uso de facebook.
Criar uma campanha de impulsionamento pago para Instagram para aumentar a visibilidade e engajamento do perfil
❗Para ampliar mais a visibilidade do instagram da Ong pensamos em criar um plano para atrair mais seguidores para a rede e assim conhecer o projeto. Iremos sugerir uma campanha de post impulsionado (post fixo, video ou stories/reels ainda não decidimos) para a Ong onde a ideia é trazer visibilidade ao projeto e também servir como um convite para conhecer ou atrair possíveis crianças e jovens para a prática de ginástica artística. *Deixamos claro que o nosso intuito não é uma campanha para atrair investidores ou parceiros mas sim para ampliar o engajamento com a rede que por consequência pode surgir tais propostas que podem futuramente entrar em contato diretamente com a Ong.
🧗♂️Próximos passos e balde de água fria
Tentamos organizar então um novo contato com a Georgette onde apresentaríamos essas soluções para oferecer para a Ong, colhendo sugestões e possíveis ajustes para cada uma delas e também para validarmos nosso projeto junto a Ong para assim começarmos a por a mão na massa e iniciarmos os trabalhos porém, nem tudo são flores…
Devido ao tempo escasso da Georgette pois está envolvida com diversas atividades relacionadas a ONG, não conseguimos ter um retorno satisfatório durante o decorrer dos dias. Ela informou que iria viajar por conta de um campeonato e que estaria a semana inteira fora. Daí pensamos o que fazer?
🤔Eis que surge o Plano B, antes feito do que não feito
Nada de desespero, seguimos com nosso planejamento proposto mas de maneira mais simplificada, no qual iríamos apresentar para a ONG onde seria a seguinte proposta:
Desenvolver uma página institucional contendo:
- Storytelling tanto da ONG quanto de sua fundadora;
- Fotos das atividades da ONG;
- Contatos;
- Serviços prestados.
Desenvolver um E-book para capacitar os professores e administradores da ONG para utilizar melhor a rede social do Instagram contendo:
- Dicas para entender o algoritmo do Instagram e Facebook;
- Boas práticas de captura de imagem;
- Como melhorar o conteúdo das postagens;
- Como funciona o impulsionamento e posts pagos.
⚒Desenvolvimento do site e e-book
Com um prazo curtíssimo de apenas 5 dias partimos para o trabalho de nossa proposta.Neste momento vamos buscar algumas referências que nos auxiliem na construção do nosso projeto.
No caso separamos a equipe em 3 times para agilizarmos nossas pesquisas em categorias específicas e assim otimizar melhor o tempo. Nosso método será buscar uma referência, analisar e registrar o porque de achar ela interessante, e citar alguns prós e contras
Planos dos times de pesquisa
- 3 pessoas pra ver questão de referencias de sites — qual framework usar?talvez algum tipo um wordpress+elementor, um mobirise, um google sites, fazer um html/css na mão mesmo, enfim…pesquisar qual melhor solução, o porque e os prós e contras.
- 3 pessoas para pesquisar a questão estética, paleta de cores, tipografia, diagramação em sites no formato que discutiamos em reunião usado pra linktree ou taplink de bio, paginas one-page, landing page e etc
- 2 pessoas pra pesquisar questões relacionadas a ideia de criarmos um material (E-book) pra ensinar a pessoa (professores da ong ou administradores da rede) usar o Instagram, dicas de como tirar boas fotos, entender como funciona o algoritmo da plataforma, dicas de escrever uma boa copy ou como fazer um impulsionamento para melhorar o engajamento. Então seria pesquisar material pra já termos em mãos pra quando começar a produzirmos.
📱Wireframe e Protótipo
Partimos então para a criação do nosso wireframe para guiarmos o desenvolvimento do nosso site institucional. Decidimos por utilizar o formato de site One-page onde cada conteúdo seria disposto de forma vertical que facilitaria a disposição do conteúdo e eliminaria a quantidade de diversas páginas.
Clique aqui e acesso o Wireframe completo no Figma
Em seguida desenvolvemos o styleguide com as cores, escolha de tipografias e iconografia, além das imagens escolhidas para o site. Nos baseamos nas cores parecidas com o logo da Ong onde utiliza tons de azul e assim criar uma unidade projetual mais parecida possível com a marca da Ong.
A construção do nosso protótipo seguiu fielmente a ideia do nosso wireframe. Desenvolvemos toda a parte textual do site baseando em informações do site pessoal da Georgette e outras fontes que encontramos pela internet.
Possui uma navegação bem simples de rollout vertical e acesso externo para alguns links sobre a história da ONG, sobre a fundadora e para a galeria do Instagram.
📱 Protótipo Navegável
😨Etapas finais e entregáveis
Após este momento de pesquisa e protótipos dos times colocamos a mão na massa e começamos a desenvolver nosso projeto.
Decidimos que a melhor solução para o site seria partir de uma ideia mais minimalista e simples, para acelerar o seu desenvolvimento e também garantir a entrega do mesmo.
Utilizamos a plataforma do GitHub Pages para hospedar o site de forma gratuita, além também que serviria para o time de desenvolvedores (Hackers) como repositório do trabalho desenvolvido.
Acesse o site aqui > https://guibublitz.github.io/GamaAcadem_SiteOng/
Repositório > https://github.com/GuiBublitz/GamaAcadem_SiteOng
📕Desenvolvimento do E-book
Sobre o material didático do E-book foi desenvolvido um pequeno livro intitulado como 25 Dicas para Impulsionar o seu Instagram onde o intuito era ensinar de forma prática boas práticas de como otimizar melhor a rede social, como por exemplo melhorar a qualidade dos posts, textos, o uso de hashtags, ferramentas de análise, entender como funciona o impulsionamento, dicas de como tirar boas fotos entre outras coisas.
O conteúdo foi pensado de forma enxuta onde foi desenvolvido para o formato de celulares, sendo que a pessoa pode ler em poucos minutos e conseguir aplicar algumas práticas descritas no material.
Acesse aqui o E-book > https://drive.google.com/file/d/1ydtf_frokjOibH6OdxewGw5gpq2DFxCr/view?usp=sharing
📌 Conclusão
A elaboração do site e do e-book para uma ONG, cujo trabalho é realizado por tão poucas pessoas, principalmente pela Georgette Vidor, envolve um comprometimento com a carga emocional que acompanha a trajetória da organização de 19 anos de muita história e esforço desta grandiosa treinadora brasileira.
Não foi um trabalho fácil, gostaríamos de ter tido mais tempo e mais encontros com a ONG e planejado muito mais nosso projeto junto a Georgette, porém seguimos com o que conseguimos fazer devido as condições que surgiram no decorrer do caminho.
A proposta continua a ser discutida com a ONG, no entanto, ainda que o site e o e-book aqui apresentados tenha sido apenas uma proposta, ela traduz a forma como foi pensado o seu processo e como foram materializadas as entregas.
Espero que tenha sido uma boa jornada para todos os envolvidos!